Placa-mãe da Gigabyte pode alimentar o processador com 2000 watts
A nova placa-mãe topo de linha da Gigabyte promete fazer a alegria de quem gosta de fazer overclock. O modelo Z77X-UP7 Ultra Durable 5 pode entregar 2000 watts de potência ao processador. Para dar uma ideia da capacidade da placa em transmitir energia, isso equivale a 25 processadores Ivy Bridge Core i7 3770K funcionando juntos.
O resultado impressionante foi obtido com um projeto esmerado de engenharia. Os componentes da Z77X-UP7 são de ótima qualidade. A placa tem módulos de regulagem de voltagem de 32 duas fases, alimentados por MOSFETs de 60 ampères. Para chegar aos 2000 watts de potência, contudo, o usuário terá que ligar a sua placa em uma fonte poderosa, além de alimentá-la com energia extra através de módulos separados.
Mesmo que o consumidor comum consiga colocar 2000 watts a disposição do seu processador é improvável que exista alguma solução de refrigeração capaz de dissipar o calor gerado por um chip submetido a essa quantidade de energia. Nesse sentido, a Gigabyte chutou para cima a resistência de sua placa como uma forma de reforçar o apelo do produto.
A nova placa da Gigabyte será lançada ao mercado nos próximos meses. Embora a marca não tenha detalhado o custo do modelo, estima-se que ela tenha um preço salgado, mesmo para o patamar das suas concorrentes high-end. Além da capacidade avassaladora de entregar energia à CPU, a placa oferece 10 portas USB 3.0, PCIe. 3.0 em quatro slots e seis portas SATA 6 Gbps.
Via Extreme Tech
Nenhum comentário