Digg é vendido por apenas R$ 1 milhão
A venda do site de compartilhamento de notícias Digg por pouca mais de R$ 1 milhão (US$ 500 mil), divulgada ontem pelo The Wall Street Journal, surpreendeu alguns, uma vez que a empresa já chegou a valer R$ 90 milhões. O grupo Betaworks foi a responsável pela aquisição.
Outro exemplo de extinção foio Friendster. Por um período, enquanto o Facebook ainda era desconhecido, o Friendster parecia ter conquistado o mercado das redes sociais. O fundador do Friendster teria recusado uma oferta de R$ 60 milhões (US$ 30 milhões) do Google depois de um ano da fundação. No entanto, o desejo do sucesso durou pouco tempo. Em 2009, o site foi comprado por uma empresa da Malásia e seu foco passou a ser de jogos.
O MySpace também seguiu o mesmo caminho. Em um cenário de lucro com o crescente fenômeno das redes sociais, a News Corp, empresa controladora da Dow Jones & Co., a adquiriu por mais de R$ 1 bilhão (US$ 580 milhões) em 2005. Em 2008, o MySpace foi ultrapassado pelo Facebook e a empresa demitiu quase metade dos seus funcionários no início de 2011 antes de ser vendida por R$ 70 milhões (US$ 35 milhões) para meios específicos.
Fundada em 2005, a Bebo foi vendida para a AOL três anos depois por R$ 1 bilhão e 700 milhões (US$ 850 milhões), resultando em lucro para os fundadores da rede social. No entanto, dois anos mais tarde, a AOL vendeu a empresa com prejuízo quase total.
O serviço de compartilhamento de música abriu os olhos e ouvidos do mundo para a possibilidade de um repertório musical sempre disponível. Mas, não há dúvida que o Napster era um sinal precoce de mudanças tectônicas por vir. Em 2002, a empresa declarou falência, sob uma enxurrada de ações movidas por gravadoras.
Fundado em 2003 por Mark Pincus, o site Tribe.net ganhou seu destaque durante um curto período. Embora a empresa tenha se esforçado para encontrar a fórmula certa, fazendo mudanças constantes de sua equipe executiva e modelo de negócio, em 2007 seus ativos de tecnologia foram compradas pela Cisco Systems Inc.
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