Breaking News

Sacolinhas plásticas são mesmo altamente poluidoras? Uma visão diferente.

Sacolinhas plásticas de supermercado
by Telma M.
Com o fim da possibilidade do fornecimento de sacolinhas plásticas pelos supermercados, eu fiquei pensando o quê vai realmente mudar no país.
Algumas idéias surgiram e resolvi compartilhar com meus amigos leitores.
O Brasil está se preparando para entrar numa era no mínimo equivocada.
Em minha opinião as sacolinhas de supermercado não são as maiores vilãs da ecologia.

Aliás, não acredito nadinha que o planeta vai sair ganhando alguma coisa com essa proibição dos supermercados  distribuirem  sacolinhas plásticas, mas acredito de verdade, que muitos fabricantes de sacos plásticos, donos de supermercados e “talvez” alguns políticos sairão no lucro.
Vamos analisar a situação?

Análise do uso:

Para quê, nós, humildes mortais, usamos as tais sacolinhas plásticas? Em primeiro lugar para trazer nossas compras do supermercado para casa e em segundo lugar para embalar nosso lixo e jogá-lo fora. Ou tem outro uso importante que eu estou esquecendo?

Bem, trazer as compras para casa “resolveremos” com nossas ecobags.
Todo mundo terá que andar com sacolas na bolsa, pois se estiver na rua e se lembrar de passar no mercado para comprar algumas coisas de última hora, é preciso lembrar que não haverá sacolinhas. Então, será necessário nunca se esquecer de acordar de manhã e colocar sua ecobag na bolsa ou no bolso ao sair para o trabalho.

Caso contrário, não tem importância, “compra aí” uma ecobag, está aí mesmo do ladinho do caixa!
Ninguém, em sã consciência, ficará andando prá cima e prá baixo com ecobags de emergência. E todo mundo compra coisas no supermercado quando passa em frente dele.
Ah, não tem sacolinha?
Não tem nada não, “compra aí” mais uma ecobag, está aí mesmo, do ladinho do caixa!

O povo se acostuma, vai “comprar” ecobags e mais ecobags.
Não quero ser pitonisa, mas tenho quase certeza que daqui alguns meses as tais ecobags estarão sendo jogadas fora. Uma ecobag trará um dano ao meio ambiente maior do que milhões de sacolinhas, pois as ecobags são milhões de vezes menos degradáveis do que as sacolinhas.

Aliás, posso dizer por minha experiência, que ao contrário do que muita gente diz, as sacolinhas de supermercado apodrecem em muito pouco tempo. Em menos de um mês elas já estão se degradando. É sim! Em minha casa no interior eu vivo encontrando sacolinhas enroscadas nas cercas vivas, mas quando tento aproveitá-las para colocar o lixo resultante da varrição do meu portão, elas se desmancham em minhas mãos, carcomidas por sei lá qual bichinho.

Portanto, descobri que essas sacolinhas são frágeis e degradam com facilidade.
Deixe uma sacolinha dessas no sol por um mês e veja o que acontece. Torna-se poeira. É pura balela esse negócio de que demoram 500 anos prá apodrecer. Ou será que são somente as sacolinhas da minha região que se degradam rapidamente?

E o que vai acontecer com o lixo nosso de cada dia? A maioria da população utiliza as tais sacolinhas de supermercado para acondicionar lixo.
Não tendo mais as sacolinhas, jogar o lixo fora vai implicar em gastar dinheiro para comprar o quê???
Sacos plásticos pretos, que são tanto ou até mais poluidores do que as frágeis sacolinhas plásticas. Acreditem, os sacos pretos vão ser muito mais perigosos do que as sacolinhas; vão demorar muito mais tempo para degradar.

Análise da poluição do planeta:

O problema não é a sacolinha plástica. O problema está naqueles que não têm consciência e dão o destino incorreto às coisas poluentes. O que precisa haver é educação e não proibição.
Como é que vai ser quando as pessoas, que hoje poluem sem dó o planeta, continuarem a poluir, só que agora com ecobags e com sacos pretos?
Vai só mudar de cor. Continuar tudo na mesma será o melhor que poderá acontecer, mas eu acredito que ficará pior, pois os sacos e as ecobags são muito mais poluidores.

Quem polui continuará poluindo da mesma maneira. As garrafas “pet” (esse sim, um sério problema ecológico que ninguém é capaz de resolver) continuarão a devastar. Os lixos eletrônicos estão por aí. Sobre remédios vencidos ou não utilizados, não tem uma autoridade que se manifeste sobre o seu destino. 

E os pneus usados (esses não se deterioram nem em milhões de anos), tem alguém preocupado com eles?
Agora, vem gente dizer, com campanha publicitária pública, paga com o meu dinheiro, que a coitada da sacolinha de supermercado, que se degrada em menos de um mês, é a culpada pela poluição do planeta?
Como diria um conhecido meu “teja dó né”.
Tem coisa muito mais importante para se preocupar do que com sacolinha de supermercado.

Análise do custo:

A quem interessa tudo isso?
Nós consumidores vamos, sem sombra de dúvida, arcar com os custos dessa ideia estapafúrdia.
Quem vai sair ganhando?
O planeta é que não é.

Ah, será preciso comprar ecobags e sacos de lixo para substituir os saquinhos de supermercados.
Ah, as garrafas pet, os lixos eletrônicos, os pneus velhos e os medicamentos vencidos continuarão por aí exercendo seu poder poluidor.

Mas então para que serve a proibição de uso de saquinhos? Não era para proteger nosso planeta?
Daqui a pouco vão proibir o uso de automóvel, só porque ele tem pneus.
Volto a dizer: o necessário é conscientização e educação para dar o destino correto aos agentes poluidores e não proibição.

Precisamos acabar com esse mundo de factóides malucos lançados por políticos interesseiros.
Bem, depois de dizer um montão de coisas que eu tinha vontade de dizer, estou me sentindo mais aliviada, embora com a certeza de que não vai adiantar muita coisa.

Se alguém concordar comigo, por favor, deixe um comentário. Se discordar, deixe um comentário também, quem sabe eu consiga entender os reais motivos de não poder usar sacolinhas plásticas. Os comentários têm que ser argumentativos. Se forem ofensivos ou agressivos eu não publico.

Só para lembrar, há inúmeros outros produtos altamente poluidores que nem estão em discussão e, portanto continuarão exercendo seu poder destrutivo sobre o planeta e nenhum defensor da ecologia parece estar considerando... 
 
 
fonte: .mentirasverissimas.com

Nenhum comentário