Redução do preço de smartphones visa facilitar o acesso à populações de baixa renda
Redução do preço de smartphones visa facilitar o acesso à populações de baixa renda











O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, prometeu redução no preço dos smartphones por meio de incentivo fiscais durante entrevista coletiva com jornalistas na Campus Party 2012.
Na ocasião, Bernardo afirmou que o governo vai incluir os celulares inteligentes na MP do Bem, que isenta, entre outras categorias, produtos do setor de informática de impostos.
O objetivo da medida é facilitar o acesso de populações de baixa renda a esse tipo de telefone celular que, entre outras funções, permite a conexão com a internet.
“Os smartphones são excelentes para ajudar na inclusão digital. Com um aparelho desses, é possível acessar os principais meios de comunicação, assim como acessar serviços governamentais de primeira necessidade”, disse o ministro.
Nenhuma data especifica foi colocada para o inicio da medida. Bernardo disse apenas que a inclusão era esperada para o ano passado, mas por problemas burocráticos acabou sendo adiada e deverá ser realizada “em breve”.
Se por um lado os smartphones ficaram mais baratos, por outro o serviço de internet móvel no País terá seu preço elevado em pouco tempo. Segundo Bernardo, isso se deve às condições para a entrada no mercado brasileiro de internet LTE (Long Term Evolution), o sucessor do 3G.
Como a instalação da próxima geração da banda larga móvel está vinculada à instalação de cobertura 3G em outras regiões ainda carentes do serviço, o custo de operação aumentará e, consequentemente, a internet móvel também ficará mais cara.